A religião encontra respostas no sobrenatural, que é mistério, para explicar ou tentar explicar o mundo e os fatos da vida humana, diferente da ciência, que busca na própria natureza, e não em narrativas metafísicas ou fantásticas, relações de causa e efeito para as perguntas e problemas da humanidade, caminhando a ciência de mãos dadas com a filosofia (a mãe de todas as ciências), a técnica e o desenvolvimento tecnológico.
A religião se contenta, se satisfaz, se apazigua e é autossufiente com sua própria doutrina, e com o elemento fé.
Somente os crentes acreditam (e são bilhões ao redor do mundo), e somente os crentes têm fé.
Porém, os crentes-fiéis não são exclusividade das religiões. A ciência também precisa de cientistas crentes e fiéis ao método científico.
A ciência vez ou outra esbarra em mistérios, que são a grande especialidade das religiões. Aquilo que a ciência não explica de maneira satisfatória através de árdua pesquisa e labutação racional, a religião pode encontrar solução em nuvens de fumaça, transes místicos e bolas de cristal.
A religião faz uma ligação entre a humanidade (caída no mundo, presa em sua pequenez) e as forças sobrenaturais detentoras de todo o poder e sabedoria (penduradas lá no alto, enxergando tudo e todos, podendo ajudar, prejudicar, ou nada fazerem diante das súplicas e rituais que a elas são direcionadas).
As religiões dominantes, com enorme número de crentes-fiéis, são institucionalizadas, e são muito influentes na vida social, na política, no Direito e na economia dos Estados-nações; por sua vez, as religiões dissidentes, menos populares, incluindo sociedades secretas iniciáticas, seitas e grupos alternativos, existem e convivem lado a lado (às vezes
literalmente) com as religiões majoritárias.
literalmente) com as religiões majoritárias.
Toda religião guarda os seus mistérios, pois é justamente no mistério que a religião se diferencia totalmente da ciência, da filosofia, e de qualquer outro campo de atuação. O mistério é ainda mais importante em sociedades iniciáticas secretas, que fazem um uso proposital do mistério, e da promessa de conhecimento aos iniciados, como forma de atrair novos adeptos para seus templos.
O mistério é importante pois trabalha com o inconsciente, com o irracional e com a fantasia, que estão em total sintonia com a experiência extraterrena de qualquer sistema religioso.
Aquilo que é facilmente compreendido e interpretado não tem graça; logo perdemos o interesse e partimos para outra coisa. Os personagens misteriosos, com profundidade psicológica, conseguem prender a atenção dos leitores de qualquer romance.
Caso a religião fosse extinta, morreria com ela toda a poesia da existência humana; e caso o mistério fosse retirado das religiões, ficaria um buraco do tamanho do Universo.
O poder do mistério é propriedade das religiões, que guardam seus mistérios com todo o zelo e segurança.
O mistério das religiões was written by Fládson B. M. Freitas, and published in FLADSON.COM . It is licensed under a Creative Commons CC BY-ND 4.0 license.
Dúvidas, sugestões, críticas podem ser enviadas para o e-mail: [email protected] .