Nomes para o poder

O poder é algo invisível, abstrato, metafísico, porém manifestado no mundo material através de símbolos e explicitações de força.

O poder pode ser melhor visualizado através de três grandes vertentes, historicamente construídas, cada qual um tipo de poder: guerra, política, sedução.

A guerra é uma das mais primitivas e brutais manifestações de força, através da qual tribos e Estados-nações rivais degladiam-se entre si. A guerra é sinônimo de riqueza e destruição. O vencedor fica em posição vantajosa, e na maioria das vezes, subjuga, escraviza e se apossa de todos os bens valiosos do perdedor.

A política, assim como a diplomacia, são um refinamento sofisticado da guerra; são uma evolução das artes bélicas. Tudo aquilo que não puder ser tirado ou conseguido à força bruta, é negociado através da política (administração interna do Estado-nação, incluindo suas leis e seu Direito) e da diplomacia (relações entre os Estados-nações, em nível internacional).

A sedução é a mais ardilosa das manifestações de poder, e essencial, na atualidade, para as relações inter-pessoais bem sucedidas. A sedução trabalha não apenas com sexo, mas também com a insegurança das pessoas, e com tudo aquilo que lhes gera interesse e seja socialmente desejado.

O carisma é um dos tipos mais conhecidos de sedução, e utilizada principalmente por líderes religiosos, autoridades políticas e artistas midiáticos; qualquer estrategista de propaganda-publicidade precisa conhecer técnicas de linguagem sedutora.

Ainda estudando o poder, sabemos que o poder é assunto tabu, sendo que pouquíssimos se atrevem a escancarar, de forma explícita, que suas atitudes visam unicamente conseguir mais e mais poder.

O poder recebe vários nomes e interpretações, que se complementam e se confundem.

Numa visão darwinista social identificada com a ideologia capitalista, o poder é ou deveria ser um dos principais objetivos na vida de qualquer ser humano, sendo que quanto mais poderosa uma pessoa for, melhor será a sua qualidade de vida.

Uma pessoa poderosa, segundo o capitalismo, é uma pessoa economicamente rica, com grandes somas de dinheiro no bolso, na bolsa (de valores) e em cofres de bancos, o que lhe permite adquirir bens materiais e serviços, que são sinônimos de conforto, proteção, status e prestígio social.

Deus e as forças da natureza são a origem primordial de todo pensamento relacionado ao poder.

Deus é poder, pois Deus é o criador do Universo, dos céus, da Terra, das águas, dos minerais, das plantas, dos animais, do ser humano. Deus é o criador da vida, e se foi o ser humano, ser vivo, o mentor intelectual da Engenharia, da Arquitetura, da Medicina, da Arte, do Direito, da Religião, da Filosofia, da Matemática, da Física, da Química, da Biologia, da História, da Geografia, da Administração, do Comércio, da Economia, do Marketing, da Antropologia, da Sociologia, da Semiótica, da Cibernética, de toda área de conhecimento e atuação, concluímos que tudo deriva da inteligência infinita de Deus, que é perfeição.

Deus é invisível, e Deus se manifesta através de escolhidos, e se manifesta através de forças da natureza, incluindo raios, trovões, chuvas, fogo, ventanias, fumaça, tempestades, maremotos, terremotos, todo tipo de fenômeno sobrenatural inexplicável e que sirva para transmitir uma mensagem, um ensinamento, um aviso, uma lição.

As forças da natureza, desde os primórdios da humanidade, são temidas e reverenciadas. Apesar de todos os avanços técnico-tecnológicos e científicos dos últimos séculos, as forças da natureza continuam incontroláveis ao ser humano.

O ser humano sempre buscou inspiração na natureza para criar sua arte, estética e design. Todos nós sentimos uma atração inexplicável pela natureza, com suas árvores, flores, pássaros, animais, águas, praias e cachoeiras.

A natureza é bela e encantadora, e o design maleável da natureza, com suas curvas, é o extremo oposto das figuras pontiagudas da geometria, que são obra matemática dos seres humanos.

Deus, as forças da natureza, e a beleza da natureza são o próprio poder.

Deus e a natureza são força total, por isso são temidos e reverenciados.

Força é poder, pois o contrário da força é a fraqueza, e a fraqueza, na maioria das vezes, não sinaliza poder.

O fraco costuma ser subjugado por aquele que é forte.

Na selva capitalista, oligopólios engolem pequenos negócios, e destroem a concorrência sem dó nem piedade.

No ringue de boxe, o lutador mais forte e habilidoso ganha o cinturão de ouro e os troféus.

No reino animal, os machos disputam a fêmea, e o mais forte ganha a parceira sexual. Homens exibindo carrões para impressionar a mulherada é um exemplo aplicado.

Ainda no reino animal, geralmente os pássaros machos têm as penas mais exuberantes, justamente para chamar a atenção da fêmea, que decidirá, entre mais de uma opção, se irá ou não atender aos encantos de seu pretendente. Somente o pretendente mais forte, o mais exuberante, o mais habilidoso, conseguirá atingir seus objetivos.

Outros nomes para o poder incluem religião, beleza, sexo, Direito, conhecimento, ciência, técnica, arte.


Nomes para o poder was written by Fládson B. M. Freitas, and published in FLADSON.COM .

<LEIA MAIS TEXTOS>

<COMPRE E-BOOKS>

<COMPRE ARTE DIGITAL>

<APRENDA SOBRE MARKETING>

<APRENDA INGLÊS>

<CONHEÇA SEUS DIREITOS>

<CRIE TEXTOS INCRÍVEIS>

Posted on