[O QUE É MARKETING???]
Falar em MARKETING é, antes de tudo, falar em MERCADO. Numa tradução para o português brasileiro, a MERCADOLOGIA nada mais é do que o estudo sistemático do mercado, fazendo uso de um ferramental que auxilie/facilite as trocas entre produtores e consumidores.
[MARKET = MERCADO // MARKETING = “MERCADEANDO” = “trabalhando com o mercado”]
O marketing pode ser melhor visualizado através de seus famosos 4 Ps do Marketing, que são: Produto, Preço, Praça, Promoção (in English: Product, Price, Place, Promotion).
1. PRODUTO é qualquer coisa que possa satisfazer necessidades/desejos do mercado. Exemplos:
1.1. Produto carro, produto casa, produto creme de barbear, produto camisinha, produto dupla sertaneja, produto viagem internacional, produto corte de cabelo, produto curso de idiomas, produto aplicativo de paquera, produto celebridade da internet… Produto, produto, produto!!!
1.2. O PRODUTO OCUPA POSIÇÃO CENTRAL EM TODOS OS ESFORÇOS DE MARKETING, pois sem um PRODUTO, não há como operacionalizar os outros Ps: Preço, Praça e Promoção.
1.3. E todo produto nada mais é do que a solução para alguma necessidade de mercado.
1.4. Necessidades de: transporte, proteção, estética, saúde, entretenimento, lazer, moda (moda é necessidade???), educação-profissionalização, socialização, entretenimento novamente…
1.5. Interessante a diferença entre trabalhar com NECESSIDADES e trabalhar com DESEJOS. A necessidade de transporte é atendida por um carro popular; o DESEJO por status conduz o rico consumidor a adquirir uma Lamborghini.
2. PREÇO é a quantidade de dinheiro pela qual o consumidor pode adquirir o produto. VALOR, por sua vez, vai além do preço, apresentando características intangíveis, ligadas à imagem e percepção de qualidade do produto por parte do público. Ou seja: se o produto for bom, VALE O ALTO PREÇO.
2.1. O preço está, obviamente, relacionado ao tipo de cliente (ver: favela x elite) para o qual o produto é direcionado. Afinal, existem canetas BIC de R$2,50 (dois reais e cinquenta centavos), e também existem canetas Mont blanc de R$1.900,00 (hum mil e novecentos reais), as duas com a mesmíssima função: escrever.
3. PRAÇA está relacionada com a disponibilização ao mercado do produto, para que possa ser consumido/comprado/apreciado. Sendo assim, está fortemente relacionado à LOGÍSTICA e à cadeia de distribuição. Sendo assim, deve-se pensar em maneiras de facilitar a distribuição/entrega do produto, seja um par de tênis vindo pelos correios, seja a postagem patrocinada em uma rede social para atingir determinado público-alvo.
4. PROMOÇÃO significa a maximização de esforços para que ocorram vendas do produto. Pode-se diminuir temporariamente o preço, pode-se sair em turnê mundial, pode-se fazer um marketing do escândalo para gerar notícia em sites de fofoca, e com isso lucrar em seguida.
***
A temática MARKETING está profundamente banalizada. É alto o número de analfabetos funcionais travestidos de estelionatários que se autointitulam “especialistas em marketing digital”, e também é alto o número de vezes em que a espressão pejorativa “golpe de marketing” é utilizada na mídia, mostrando por vezes o pouco apreço da opinião pública (nesse caso, opinião burra) pelas artes da mercadologia.
Porém, sérios profissionais de marketing são essenciais para o sucesso de qualquer negócio ou organização inserida na selva capitalista, e hoje, a campanha de qualquer líder político, bem como a de artistas e personalidades da mídia, depende do bom uso do ferramental mercadológico para o fim último: facilitar as trocas com o mercado, e mantê-las por médio e longo prazo, para a manutenção do próprio negócio.
Dúvidas, sugestões, elogios, críticas, mensagens de amor ou ódio podem ser enviadas para o e-mail: [email protected] .