Copiar-colar

I

Na era do copiar-colar (copy and paste), vale a pena pensar?
 
Vale a pena ser original?
 
Vale a pena buscar o próprio estilo?
 
Em busca de maximizar lucros, as indústrias tornam pensamentos e comportamentos homogêneos, fabricando-os em linha de montagem, para o consumo massivo e acrítico dos mercados.
 
O bom conselho de “subir nos ombros de gigantes” (de cientistas, escritores, artistas) para alicerçar o pensamento crítico e a criação intelectual não está sendo seguido.
 
Muito pelo contrário: o lugar-comum, a falta de técnica e o preconceito generalizado infelizmente são a regra, não a exceção.
 
Os criadores de conteúdo estão cada vez mais sem conteúdo. E o conteúdo publicado faz questão de testar os limites da inteligência do público.
 
Numa sociedade escravizada por jogatina online [1], encantada por bebês reborn [2] e avessa à Filosofia [3], não é de se admirar que a dependência por inteligência artificial generativa (a grande plagiadora de cérebros??? [4]) esteja tão popular.
 
Nesse contexto, o copiar-colar se torna uma opção segura, e comodista, de atingir o objetivo criativo, otimizando tempo e economizando a queima de neurônios.
 
Pois afinal, o que seria da vida dos estudantes universitários se não fosse o ChatGPT ???
 
O copiar-colar torna a originalidade e o estilo próprio insumos cada vez mais raros e valiosos, criando assim oportunidades lucrativas para vanguardistas e empreendedores.

II

O copiar-colar é um caminho inevitavelmente sem volta: aqueles que não souberem utilizar o ferramental de inteligência artificial generativa ficarão para trás, parados no tempo.
 
Respeitando-se direitos autorais alheios, o uso do copiar-colar continua bem vindo. Afinal, como sabem 90% dos criadores de conteúdo artístico e intelectual, pouco ou nada se cria, tudo se copia.
 
There’s nothing original under the sun.
 

Copiar-colar was written by Fládson B. M. Freitas, and published in FLADSON.COM . It is licensed under a Creative Commons CC BY-ND 4.0 license.

<LEIA MAIS TEXTOS>

<APRENDA SOBRE MARKETING>

<APRENDA INGLÊS>

<O QUE É DIREITO?>

<ASSISTA VÍDEOS>

<CONCURSOS PÚBLICOS>

Posted on