[QUEM TEM MEDO DA FILOSOFIA?]
I
A Filosofia, mãe de todas as ciências, desde muito tempo anda em total descrédito perante a opinião pública popular: pois afinal, para que serve a Filosofia, num mundo dominado por ideias voláteis, pensando raso, alienante e idiotizado, e no qual todo modo de atuação visa a uma finalidade imediatista e lucrativa?
II
A Filosofia, fazendo uma rompimento, nunca total, e uma transição do pensamento mítico ao lógico-científico, encontra maior utilidade não nas respostas que dá, que podem ser transitórias, mas sim nas perguntas e questionamentos que desperta, que conduzem à eternidade.
III
Deus, Justiça, normas, Ética e moral, felicidade, realidade, estética, lógica, linguagem, poder, são apenas algumas das várias problemáticas questões tratadas pela Filosofia. Nesse sentido, a Filosofia e a vida cotidiana estão mais próximas do que muitos poderiam imaginar.
IV
A Filosofia desperta medo naqueles que, com receio de perder seu status quo e stablishment, encontram meios de adormecer o povo em sua ignorância alienante e imbecilizante. É um dos motivos pelos quais o Big Brother Brasil (TV Globo) tem mais espectadores do que o Roda Viva (TV Cultura).
V
Em época de inteligência artificial generativa, pós-verdade, fake news, deepfake, e crise no jornalismo sério, a Filosofia se mostra como um farol a guiar os navegantes em mares turbulentos e neblinosos. Pode ser um fim, ou um recomeço.
Dúvidas, sugestões, críticas podem ser enviadas para o e-mail: [email protected] .